Brasil   Ingles

VALÉRIA PERILLO INAUGURA NOVA OFICINA ORTOPÉDICA DO CRER



Publicado no site de notícias Goiás Agora - 25/09/2013



A presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, inaugurou nesta quarta-feira, dia 25, a nova oficina ortopédica do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). A inauguração marcou a comemoração dos 11 anos de atividades do Centro e contou com a participação do secretário da Saúde, Antônio Faleiros, do superintendente executivo do Crer, Sérgio Daher, do coordenador-geral da OVG, Afrêni Gonçalves, do secretário da Fazenda, José Taveira e de representantes do Fórum Empresarial.

O evento ocorreu após missa em ação de graças, celebrada pelo arcebispo emérito de Goiânia e diretor-presidente da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), gestora da unidade, Dom Antônio Ribeiro de Oliveira. Durante a celebração, o arcebispo disse que o Centro “é um exemplo de caridade e amor ao próximo”.

Para Valéria Perillo, idealizadora do Crer na primeira gestão de Marconi Perillo, a instituição é uma referência nacional graças ao trabalho dos profissionais. “Se hoje o Crer é uma referência, é porque há toda uma equipe valorosa comprometida com este projeto”. Ela falou ainda sobre a importância da participação da sociedade nas atividades do Centro. “Hoje o Crer tem amigos que colaboram e voluntários que ajudam a instituição a realizar seu trabalho cada vez melhor.”

O superintendente Executivo do Crer, Sérgio Daher, ressaltou o apoio da sociedade como fundamental para o desenvolvimento da instituição. “O crescimento do Centro nesses 11 anos foi muito significativo graças ao abraço de toda a sociedade goiana”. Ele ressaltou também que atender com qualidade e agilidade foi a proposta do Crer desde o início de sua gestão.

Segundo o secretário estadual de Saúde, em pesquisa realizada em agosto deste ano, mais de 95% das pessoas atendidas no Centro se declararam satisfeitas com o atendimento recebido. Para Antônio Faleiros, isso mostra a eficiência do Crer. “Nosso modelo de atendimento aos usuários é esse modelo inteligente de parceria com as organizações sociais.”

Oficina ortopédica

A nova oficina ortopédica do Crer tem uma área física quatro vezes maior que a anterior. O espaço foi planejado de acordo com as demandas de funcionamento da oficina e vai permitir uma produção mais eficiente, segura e limpa, com o menor risco de contaminação possível. A oficina, inaugurada em julho de 2003, produzia mensalmente cerca de 700 produtos. Com a ampliação do espaço físico e de acordo com a demanda, a capacidade produtiva pode dobrar e chegar a aproximadamente 1,5 mil por mês.

O Crer

Desde 25 de setembro de 2002, data do início das atividades, o Crer já realizou mais de oito milhões de procedimentos e mais de 272 mil pessoas foram atendidas. Em média, 1.837 pacientes são atendidos diariamente, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 58 mil próteses e órteses confeccionadas pela oficina ortopédica nesses 11 anos de funcionamento.

Em maio deste ano, uma portaria do Ministério da Saúde habilitou o Crer a atuar na reabilitação das quatro modalidades de deficiências: física, auditiva, visual e intelectual. Além do Crer, apenas outras três unidades foram habilitadas, sediadas na Bahia, Minas Gerais e Paraíba. Com isso, o Hospital, que tinha como foco as pessoas com deficiências física e auditiva, agora também dedica atendimento especializado às pessoas com deficiências visual e intelectual, todos os serviços 100% feitos pelo SUS.

Mais informações: (62) 3201-9415



Veículo de Comunicação: SITE GOIÁS AGORA